sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que é a Sala de Recursos?


A Sala de Recursos, espaço pedagógico especializado para atender alunos com deficiência, possibilitando a inclusão destes na turma regular, fazendo parte de nosso contexto.
O funcionamento ocorre nos três turnos em uma de nossas salas, com material pedagógico selecionado para o trabalho e professoras especializadas e capacitadas para desenvolver as atividades.
O CIEP 237, criou a Sala de Recursos para dar suporte e alargar as oportunidades de aprendizagem e possibilitar a inclusão de seus alunos com deficiência no processo educacional. Posteriormente enviou o Projeto ao MEC, sendo contemplado com o material da Sala de Recursos Multifuncional do Tipo 1.
Para desenvolver este projeto a escola conta com as professoras Maria das Graças de Araujo e Maria das Graças Siqueira dos Santos que possuem formação em Educação Especial, além de outras capacitações na mesma área.

Esta sala tem feito atendimento aos alunos com deficiência, matriculados na escola, avaliados pela equipe pedagógica, pela professora da turma e pelas professoras da Sala de Recursos.
O atendimento é realizado de forma a valorizar a diversidade humana, abrindo espaços para a pluralidade de linguagens, valores, conhecimentos, metodologias, de modo a contemplar as diferenças e a partir delas promover o crescimento humano, levando em conta as necessidades especiais dos alunos e buscando estar em conformidade com o Projeto desenvolvido por toda a comunidade escolar.
Em 2011, a escola está trabalhando com o Projeto “COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA”.










Projeto 2011 - "Coleta Seletiva Solidária"


1 - INTRODUÇÃO:

Sabemos que a vida no planeta está em risco. O aquecimento global já afeta a todos. Enchentes levaram a vida de muitas pessoas. Considerar as conseqüências futuras das ações de hoje é uma atitude sábia e responsável. Essa é a perspectiva da sustentabilidade, ou seja, agir de forma que todos sejam respeitados e possam viver em um mundo melhor. Será que só adultos e profissionais é que trabalham em defesa da natureza?
Por isso, sabendo da demanda que o planeta sofre em relação ao Meio Ambiente, neste ano de 2011, o CIEP 237, vem contribuir para o desenvolvimento de ações que façam parte do nosso dia a dia a fim de fazer parte de um mundo mais ecológico, criando espaços de diálogo que nos ajudem a fazer do nosso ambiente um lugar mais prazeroso para todos, estimulando as boas práticas, servindo como referência na comunidade, sensibilizando e qualificando atitudes para estas boas práticas.
Partindo destas necessidades, sugerimos o projeto “COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA” onde nosso papel será fazer parte de um grupo que se preocupa com planeta de forma global, trabalhando o coletivo, considerando o respeito, a ética, o planejamento social, cultural, econômico e principalmente ecológico.

2 - NOSSO LEMA:



 












3 - OBJETIVOS DE LONGO PRAZO


 













4 - OBJETIVOS DE CURTO PRAZO
















5 - DO PROJETO:

O Projeto “Coleta Seletiva Solidária-2011”, vem contribuir com a comunidade interna e externa no que diz respeito a solidariedade ao próximo. Vamos objetivar nossa coleta somente nas latinhas de alumínio, que é o item mais procurado para os catadores de materiais recicláveis e de mais fácil acesso.
Será realizada a “Campanha da Latinha” na escola, durante todo o ano de 2011. E nas culminâncias bimestrais, com a renda obtida na venda das latinhas, a escola fará sorteios para beneficiar famílias da comunidade. Esses sorteios podem ser desde cestas básicas, eletrodomésticos, eletrônicos, etc.
No primeiro momento, haverá uma sensibilização na escola com os alunos e professores para esclarecimentos sobre o projeto e quais serão as responsabilidades de cada um.
Num segundo momento, os alunos receberão um bilhete informativo sobre o projeto para que as famílias possam contribuir com o mesmo, levando para a escola as latinhas de alumínio. A comunidade interna e externa será sensibilizada para juntar as latinhas e entregar na escola por intermédio dos alunos. Essas latinhas serão depositadas em galões próprios e separados para essa coleta.
No bairro onde a escola está inserida, existe um local para venda de materiais recicláveis. Isso facilitará o trabalho para locomoção das latinhas colhidas.

O projeto está sub dividido em bimestres com os seguintes subtemas:















6 – NOSSAS AÇÕES:
















Tabalhar: As ações necessárias para um mundo melhor.
- Reunião com a comunidade escolar ;
- Coletar informações sobre Educação Ambiental como um todo.
- Pesquisar sobre as ações que devemos fazer para ajudar o Meio Ambiente.

- Culminância: Inauguração da Coleta Seletiva Solidária e exposição sobre as ações necessárias para um mundo melhor.


 













Trabalhar: Colocando em prática ( as ações levantadas no 1º Bimestre)
- Rever as ações trabalhadas no 1º Bimestre e colocá-las em prática na escola, na comunidade e no bairro.
- Confecção de cartazes;
- Distribuição de panfletos feitos pelos alunos;
- Oficinas utilizando materiais reciclados para os alunos e para a comunidade;
- Palestras com profissionais da área;

- Culminância : Final do Bimestre - Ação Social Pelo Meio Ambiente


 













OS TIPOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS:
- Reciclagem do papel
- Reciclagem de garrafa PET
- Reciclagem do vidro
- Reciclagem do metal
- Reciclagem de alimentos
- Reciclagem de plástico
- Reciclagem de pneus
- Tempo de composição de cada um
- Palestras com profissionais da área;

- Culminância: Feira sobre os materiais para a reciclagem


 













- Pesquisar na comunidade pessoas que fazem artesanato com materiais reciclados;
- Expor os trabalhos dos alunos realizados na escola durante todo o ano.
- Palestras com profissionais da área;

- Culminância: Feira de Artesanato com materiais reciclados

7 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
- Correio: Amigos da natureza;
- Jornal-Mural;
- Atividades Artísticas sobre o Meio Ambiente;
- DVDs sobre o Meio Ambiente.